Metodologia de trabalho

Oficina de priorização

No início de cada processo de atualização da Remume, a CFT realiza uma oficina de priorização. Esta oficina se baseia nas necessidades de revisão  identificadas pelos integrantes da Comissão e por solicitações externas de alteração da Remume oriundas da gestão, dos profissionais e serviços de saúde do SUS de Florianópolis. Tais demandas são avaliadas de acordo com alguns critérios, que podem variar dentre os citados abaixo:

  • Relevância epidemiológica (prevalênia e incidência da doença);
  • Impacto para saúde (morbidade, mortalidade e letalidade);
  • Relevância para o serviço (falta de outras opções para tratamento de determinada enfermidade, solicitação do serviço ou da gestão);
  • Ausência de parecer técnico-científico (inexistência de parecer recente da CFT ou do Ministério da Saúde sobre o medicamento ou a enfermidade em que será avaliado)
  • Possibilidade de benefício da intervenção (impacto do medicamento na morbimortalidade e letalidade; este critério depende de um conhecimento prévio e por isto nem sempre é utilizado, já que a definição do benefício com base nas evidências científicas em geral só será conhecida na íntegra depois da elaboração de um parecer técnico-científico atualizado);
  • Possibilidade de risco da intervenção (problemas de segurança e eventos adversos relacionados ao fármaco; da mesma forma que o critério anterior, isto em geral depende da elaboração de um parecer);
  • Custo (a CFT utiliza a curva ABC, que classifica os medicamentos que causam maior impacto financeiro, obtida do último processo de aquisição de executado pela Secretaria Municipal de Saúde; outras formas de medir o custo podem ser utilizadas, inclusive mais abrangentes, podendo-se definir este critério como impacto econômico ou impacto no orçamento, dependo da forma como é estabelecido).

Participam desta oficina os integrantes da CFT e técnicos representantes de diferentes setores da gestão municipal da saúde. Com base na pontuação destes critérios, são estabelecidas as prioidades de revisão da Remume para o próximo ano.

 

Oficina de elaboração de pareceres técnico-científicos CFT.ppt 

FLUXOGRAMA DE ANÁLISE

Depois de definir as prioridades de revisão da Remume, os pareceres são distribuídos entre os membros da Comissão. Cada parecer é elaborado de forma independente por dois dos integrantes, segundo o fluxograma abaixo:

Fluxograma de análise de tecnologia - medicamentos.pdf (2 77 kB)

De maneira alternativa, o parecer pode ser realizado por uma pessoa da Comissão e revisado por outra seguindo um checklist predefinido.

BUSCA POR DESCRITORES

Descritores são as palavras ou termos normalmente utilizados para indexar artigos nas bases de dados. A identificação dos descritores relacionados a um determinado assunto ou pergunta de pesquisa são importantes para montar a estratégia de busca que será utilizada nas bases de dados para identificar estudos relacionados ao tema de interesse. Abaixo temos um arquivo que mostra um passo a passo de como identificar os descritores no Decs e no Mesh. Sugerimos iniciar pelo Decs, pois ele permite a busca em português e traz os descritores em inglês, português e espanhol. Depois é só conferir se o descritor em inglês é o mesmo no Mesh.